Este estilo de luta é conhecido pela cultura popular como o praticado por personagens de jogos Street Fighter, Zangief e Abel e também Tekken Sergei Dragunov.
História
O sambo originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo, porém independentemente, por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943), técnicas estas com o mesmo nome (sambo) porém com estilos diferentes.
O estilo proposto por Spiridonov, um notório pesquisador de lutas, possuía raízes no boxe, no savate, na luta olímpica (a luta greco-romana e a luta livre), lutas eslavas, aikijujutsu japonês e principalmente Shuai Jiao. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao sambo.
A influência Oshchepkov eram o tenjin shin'yō-ryū e o kitō-ryū (escolas do aikijujutsu), além do judô. O estilo proposto por Oshchepkov 3 é o que mais se assemelha ao sambo atual. Oshchepkov foi executado em 1937, durante o sistema de expurgos políticos promovidos pelo regime de Stalin 4 .
Anatoly Kharlampiev (1906-1979), aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo proposto pelo mestre, compilando ainda as técnicas de Spiridinov. Foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. Por suas contribuições técnicas e políticas, é reconhecido, por vezes, como criador do Sambo contemporâneo 5 .
Entretanto, não há um consenso universal sobre a existência de um criador único do Sambô.
Versões do sambo
Embora tenha sido concebido como um sistema único, existem quatro versões de sambo.
Sambo esportivo: em termos de estilo, seria, grosso modo, uma junção da luta livre e o judô. A competição é semelhante a luta japonesa, com algumas diferenças em relação às regras, protocolo e uniforme. Por exemplo, permite todas as chaves de perna.
Sambo auto-defensivo: similar ao jiu-jitsu e o aikido, utilizado na defesa contra agressão armada ou desarmada.
Sambo de combate: Utilizado e desenvolvido pelos militares. É a raiz do sambo. Inclui formas de combate completas, incluindo chutes e socos. Embora tenha um caráter mais agressivo e sujeito a contusões, existem competições nesta versão.
Sambo especial: desenvolvido para as Forças Especiais do Exército e Forças de Reação Rápida. O estilo nesta versão diferencia de acordo com as tarefas e objetivos. Seria, em tese, um complemento ao sambo de combate.
A American Sambo Association (ASA) pretende introduzir o freestyle sambo9 , que seria o sambo esportivo com mais golpes de imobilização. Socos não são permitidos no freestyle sambo.
Graduações ou faixas
Embora o sambo original não tivesse graduações ou rankings, a Federeção Internacional Amadora de Sambo (FIAS) propõe o seguinte sistema de ranking (ou faixas)
- Novichok (preta)
- Yunosheskiy razryad (cinza)
- Vzrosliy razryad (marrom)
- Kandidat of Master Sambo (verde)
- Master Sambo (azul)
- Master Sambo of International Class (vermelha)
- Grand Master (ouro)
- Uchitel (branca)
Além de seguir uma ordem inversa de cores das demais artes marciais proposto pela FIAS (no sambo a faixa branca é o grau mais alto e a faixa preta é o grau mais baixo), o exame de passagem de faixas preconizado pela referida entidade está relacionado a vitórias em combate com esportistas de mesmo ranking ou superior
A URSS utilizava sistema distinto de graduação relacionado ao resultado em competições oficiais .