Muay Thai

Muay thai (em tailandês: มวยไทย; RTGS: muai thai; lit. "boxe tailandês") é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado desporto nacional. Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé é conhecida como "a arte das oito armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.


Assemelhando-se a outras artes marciais como o pradal serey do Camboja, o tomoi da Malásia, o lethwei da Birmânia e o muay lao de Laos, o muay thai foi desenvolvido há cerca de dois mil anos, sendo atualmente considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo, que para além de utilizar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é encarada como uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O muay thai tornou-se popular no século XVI, contudo começou a ser internacionalmente difundido apenas no século XX, quando inúmeros lutadores tailandeses conquistaram diversas vitórias sobre representantes de outras artes marciais. O desporto desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança ao praticante. A maioria das associações e confederações mundiais não aprovam o uso das cotoveladas em lutas oficiais mantendo assim a integridade física dos atletas, sendo estas técnicas consideradas somente nas regras asiáticas, embora ultimamente as mesmas se encontrem cada vez mais em evidência.

O desporto de muay thai é exclusivamente regido pela Federação Internacional de Muay Thai Amador (IFMA) e pelo Conselho Mundial de Muay Thai (WMC). Requestando a legitimidade internacional e um público mais amplo, contudo prejudicado por disputas internas, o muay thai tem desenvolvido várias concorrentes de órgãos sociais, profissionais e amadores, para a sanção de lutas e campeonatos. Embora politicamente hostis, todos os corpos de sanção compartilham o objetivo de reforçar a participação internacional do muay thai, mantendo a sua identidade cultural e reafirmando a Tailândia como seu criador cultural.

Hoje em dia o muay thai ter-se-á convertido num símbolo nacional do reino da Tailândia, sendo o desporto mais praticado no país. As suas raízes encontram-se no muay boran, uma arte ancestral que foi desenvolvida a partir de uma forma de luta designada de chupasart. Esta arte deu origem ao atual muay thai e ao krabi krabong. Atualmente, o muay thai é visto como sendo um desporto radical que favorece a realização de apostas com ênfase no sudeste asiático.

Etimologia

A palavra muay, que se refere a "combate", "luta" ou "boxe", deriva do sânscrito Mavya que significa "unir". A palavra thai é contudo um adjectivo de origem nacional, cujo seu significado é "[pessoa] livre" (semelhante à significação do termo "francos").12 O termo "muay thai" é então traduzido como "boxe tailandês" ou "luta tailandesa".13 Em português e inglês, o termo é frequentemente traduzido como "boxe tailandês". Tanto o termo "muay thai" como o "boxe tailandês" possuem a mesma acepção sendo portanto sinónimos, referindo-se à mesma disciplina. Um praticante de muay thai é conhecido por nak muay. Os praticantes ocidentais são por vezes chamados de nak muay farang que significa "lutador estrangeiro".

Muay Boran

Muay thai boran ou simplesmente muay boran é o antecessor da arte marcial conhecida mundialmente pelo nome de muay thai. O muay boran é um antigo estilo de luta tailandesa que deu origem ao muay thai. Registos históricos revelam que a arte tem pelo menos 200 anos de idade, no entanto acredita-se que esta arte teve a sua origem e evolução conjuntamente com o Reino do Sião (a Tailândia) há alguns milhares de anos atrás. Agora o nome muay boran geralmente vem indicando em verdade uma mistura de elementos característicos de várias técnicas definidas como Estilos Regionais de muay boran (como é exemplo o muay chaiya, muay korat, muay luang, etc). Cada nome designa a província onde se originou o estilo. Em suma, hoje em dia o muay boran significa o muay thai antigo. Pode-se considerar que este estilo ficou conhecido mundialmente através do filme Ong Bak, protagonizado pelo tailandês Tony Jaa. Neste filme ele utiliza algumas técnicas de muay boran em combate, para além de técnicas aplicadas no Krabi Krabong.



História e evolução

O muay thai, também conhecido por Thai boxing (boxe tailandês) em países como os Estados Unidos e Inglaterra, é uma arte marcial com cerca de dois mil anos. A sua origem encontra-se enraizada com os primórdios históricos do povo tailandês. Esta forma de luta havia sido utilizada enquanto método de defesa sobre possíveis invasões dos povos oriundos das planícies do curso inferior do Rio Chao Phraya, denominados de Ao Lai.16 Apesar de grande parte das escrituras que documentavam toda a sua história terem sido perdidas quando Ayutthaya foi saqueada e devastada pelo exército birmanês na Guerra birmano-siamesa (1759-1760), aquilo que é hoje em dia conhecido advém dos escritos da Birmânia, Camboja, através dos primeiros visitantes Europeus e algumas crónicas do reino de Lanna, atual Chiang Mai. Contudo existem várias versões sobre a origem do muay thai. A teoria considerada a mais credível pela maioria dos mestres de muay thai assim como por vários historiadores tailandeses fundamenta que a origem do seu povo encontra-se na província de Yunnan, nas margens do rio Yangtzé na China Central.

Por volta do século II a.C, os antecessores do povo tailandês, com as pressões políticas e culturais do norte da China, viram-se obrigados a migrar para o sul em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. De acordo com a lenda khun borom, os primeiros povos thai estabeleceram-se em mueng thaen (tailandês: เมือง แถน) a atual cidade Dien Bien Phu. Progressivamente, foram conquistando os antigos reinos do sudeste asiático, até à fundação da atual Tailândia.

Do seu local de origem, a China, até ao seu destino, os tailandeses foram constantemente hostilizados sofrendo vários ataques de bandidos, de Senhores Feudais Chineses, de animais, sendo que também foram cometidos de inúmeras doenças. Para se protegerem e conquistarem os vários territórios do sudeste asiático, os siameses haviam formado milícias, criando e desenvolvendo um método de luta designado de chupasart, a partir da sintetização de várias técnicas de combate das tribos que compunham o povo tailandês. Este método de luta e auto-defesa, eminentemente de influência militar, fazia uso de diversas armas nomeadamente espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, entre outros.17 19 O treino e prática do chupasart, impulsionavam ao surgimento de graves ferimentos aos praticantes. Assim, e com o propósito de reduzir essas mesmas estropiações, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o muay boran, o precursor do atual muay thai.

Inicialmente, o muay thai era bastante semelhante ao kung fu chinês (wushu), um facto normal tendo em conta a origem do povo tailandês. O antigo muay thai utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações incluindo o uso de mãos em garra para imobilizar o oponente. Ao longo dos tempos, esta arte marcial foi-se modificando, tornando-se no estilo de luta que é hoje.

Durante o reinado do rei Naresuan (1550-1605), o muay thai tornou-se parte do regime de treino militar.17 Este foi praticado segundo os ensinamentos do antigo chupasart. Este regulamento seguia o uso de armas (krabi krabong) assim como técnicas de combate de mãos livres, o que sugere que a prática moderna do muay thai havia sido desenvolvida a partir destes mesmos ensinamentos.18 O rei Naresuan também lutador deste estilo, participou em inúmeras competições, sendo que em 1577 foi declarado herói nacional.

Em muitos períodos da história tailandesa o muay thai foi bastante popular entre os tailandeses, principalmente no período do rei Pra Chao Sua (r. 1703–1709), mais conhecido por Rei Tigre. O rei teria sido um dos maiores lutadores de muay thai de toda a história. Durante o seu reinado o muay thai para além de fazer parte da preparação militar, era ensinado em inúmeras escolas tailandesas. Um outro documento histórico descreve um único combate em 1560 entre o príncipe tailandês Naresuan (conhecido como o Príncipe Negro) e o sucessor ao trono birmanês, filho do rei Bayinnaung. O duelo teria durado várias horas, terminando com a morte do príncipe birmanês. No entanto, uma vez sem líder, a Birmânia decidiu não atacar a Tailândia.

Outro grande lutador foi Nai Khanom Tom, considerado o "criador do muay thai", uma figura chave da história tailandesa. Em inícios do século XVIII, o rei havia-se tornado num grande mestre de muay thai, sendo portanto um período significante para o desenvolvimento desta arte. Segundo a lenda, ele havia sido capturado pelos birmaneses durante um dos inúmeros conflitos entre a Birmânia e o Reino do Sião. Quando capturado, foi-lhe oferecida a liberdade caso conseguisse derrotar alguns lutadores birmaneses. O resultado reflectiu-se na vitória e subsequentemente na obtenção da liberdade após vencer seguidamente doze desses lutadores.

O muay thai foi ensinado em diversas escolas até 1921, quando foi proibido devido à extensão de ferimentos que eram bastante comuns, isto porque até então não eram utilizadas luvas, nem qualquer outro tipo de proteção. Eram apenas empregues tiras de algodão, cânhamo ou de crina de cavalo. Apesar de não ser totalmente confirmado pela maioria dos historiadores, alguns antigos treinadores referem o uso de cola e vidro moído nesses ligamentos com o propósito de ferir violentamente o adversário. As cascas de cocos ou conchas eram também empregues como método de proteção dos órgãos genitais. Não eram consideradas as divisões por pesos assim como não existiam interregnos no período de contenda. Os lutadores combatiam até que um fosse nocauteado, sofresse uma lesão grave ou morresse. As velhas regras do muay thai consistiam na simples proibição de golpear a virilha, arrancar os olhos, bater no oponente caído e puxar os cabelos. Categorias por peso não existiam assim como os ringues hoje conhecidos. Só mais tarde, foram aplicados rounds às regras de combate. A cronometragem do tempo consistia na utilização de uma metade da casca de um coco, com um furo central. A mesma era colocada em água, sendo que, aquando a sua total submersão, era tocado um tambor ditando o início do intervalo de tempo e o fim do round.

Devido ao elevado grau de lesões que ocorriam entre os lutadores, após o ano de 1920, algumas regras do boxe inglês foram adaptadas ao muay thai. Entre elas podem ser referidas as divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão dos rounds, assim como o envolvimento de um árbitro central juntamente com os juízes laterais. Entretanto, algumas particularidades do ancestral boxe tailandês permaneceram, como por exemplo a participação de um conjunto musical com antigos instrumentos que tocam a conhecida música sarama. Transmitindo ritmo ao combate, dependendo contudo da impetuosidade deste, os músicos aceleram ou diminuem o ritmo da sua música conforme a eficácia dos lutadores. Este conjunto é constituído por três tipos de tambores, címbalos e flautas (Pi Java). Outra tradição mantida é o uso do wai kru, uma dança ritualista com o propósito de homenagear o treinador, os seus pais, a sua escola de muay thai, os antigos lutadores do seu ginásio e os professores do mesmo. Outra tradição que é mantida nesta antiga arte marcial é o uso do mongkon e da praciat. O mongkon refere-se uma faixa aplicada na cabeça dos lutadores por forma a protegê-los antes da luta sendo retirada posteriormente ao ritual do wai Kru. A praciat é uma corda trançada que é colocada em um ou nos dois braços do lutador também com o objetivo de o proteger. A graduação não é distinguida por nenhum destes acessórios como é frequentemente considerado. As suas cores estão relacionadas com as preferências do lutador ou do treinador e não com a graduação do atleta. A praciat não é retirada após o wai kru, como o mongkon, ela permanece com o lutador durante todo o confronto.

Na Tailândia as academias e ginásios são denominados de campos. Nesses espaços de treino diário, a rotina de preparação em ginásios diferencia-se expressivamente da dos existentes no ocidente. Os lutadores geralmente encetam em treinos de muay thai com idades próximas dos seis e sete anos. Subsiste o princípio de se estabelecerem em alojamentos nos próprios campos juntamente com outros lutadores. Enquanto que o treinador providência comida, roupas, acompanhamento médico, e estudo aos lutadores, estes devem simplesmente cumprir um treino intensivo contribuindo em tarefas de limpeza e higiene do alusivo ginásio. O maior comprometimento da parte do lutador consiste no esforço veemente ao alcance do título de campeão. Competindo em média uma vez por mês, o lutador é compensado com uma remuneração caso perspective o título. Este prémio é distribuído entre o lutador e o seu treinador. Na Tailândia, é permitida a aposta de lutas, onde o treinador pode apostar no seu próprio atleta. Com a subsistência de milhares de campos de treino no país, cada campo é dirigido pelo treinador principal, que conta com o apoio dos seus auxiliares e com a gerência de um promotor, o qual promove os lutadores do mesmo campo. Contudo, são frequentes os casos em que o treinador é o promotor do próprio ginásio.

Na atual capital da Tailândia, Banguecoque, existem dois grandes estádios designadamente o Lumpinee e o Ratchadamnoen que concedem o desenrolar de disputas ao título na competição de muay thai. Cada um deles apresenta regularmente eventos de combate em dias diferenciados. Principalmente aos domingos, a televisão nacional filma os vários combates desta modalidade.

Apesar de na Tailândia o muay thai ser um desporto predominante, existem inúmeros outros países que qualificam significativamente a modalidade entre os quais se destacam a Austrália, Inglaterra, Holanda, França, Japão, Coreia, Estados Unidos, Portugal e Brasil, que providenciam uma significativa participação de atletas.

O lutador de muay thai

Na Tailândia crianças são principiadas em aulas de muay thai por volta dos cinco e seis anos, aprendendo a arte da luta e acalentando o sonho de se tornarem grandes lutadores do Ratchadamnoen ou do Lumpinee.

Muitas crianças e adolescentes vivem no próprio campo de treino, sob a tutela de um instrutor (em tailandês krukroo), onde se ausentam somente para frequentar as horas de escola. Geralmente, os treinos nos campos tailandeses têm início por volta das quatro da manhã, sendo-lhes propostos treinos com corrida e boxe de sombra. O trabalho no saco faz também parte da preparação, seguido do estilo livre de sparring e exercícios de boxe com o equipamento adequado (luvas e capacete).

As pernas de um lutador tailandês, são desenvolvidas com treinos de corrida assim como com o persistente exercer de técnicas sendo estas as partes do corpo mais sofridas por contusões musculares, apesar dos danos mais graves ocorrerem no rosto pela utilização das cotoveladas e punhos. Exercícios diferentes, como defesa a ataques com armas brancas, dependem de cada instrutor não sendo algo pertencente à modalidade. Os principiantes são treinados no domínio do jogo de pernas, nas combinações de socos, cotoveladas, joelhadas e pernas, sobretudo os circulares.6 Para o atleta adquirir uma aptidão física básica considera-se que sejam necessários um mínimo de dois meses de treino intensivo. Em seis meses, o praticante deve já possuir capacidades que o distinguem pela eficácia enquanto lutador. Uma vez que se considera supérfluo trabalhar atletas que não demonstram futuro na arte, só os melhores são elegidos para competir no ringue de apostas. Os treinos diários variam de seis a oito horas, apresentando um mínimo de seis dias por semana. Existe inúmeras formas de apurar os melhores lutadores. Uma das mais utilizadas consiste na inclusão de, após o treino de resistência, um cumprimento na execução de cerca de quinhentos circulares no saco de treino. Aqueles capazes de superar a marca de, pelo menos, trezentos golpes consecutivos, demonstram então um espírito forte, intrepidez e auto-motivação, atributos fundamentais para um atleta de alta competição.

Apesar de tudo, somente um pequeno número de atletas profissionais tailandeses estão presentes no pódio das mais conceituadas competições da Tailândia, Europa e América. Em média, um lutador tailandês de muay thai é capaz de se manter em competições profissionais cerca de quatro anos. A austeridade dos combates são o motivo paradigmático responsável pelo significativo desgaste dos atletas.

Para além de um desporto altamente exigente e perigoso (a nível de competições), o muay thai é para muitos um estilo de vida sendo que para participar num combate é necessário que um lutador respeite determinadas normas. Segundo o manual médico do Conselho Mundial de Muay Thai, cada atleta não deve apresentar qualquer deficiência física; a participação é completamente proibida a menores de quinze anos de idade; e o peso mínimo permissível orienta-se pelos quarenta e cinco quilogramas, sendo que a um peso inferior, o atleta é interdito de participar em qualquer combate internacional.

Quanto ao equipamento, apenas as luvas, que se encontrem certificadas pelo Conselho Mundial de Muay Thai, são permitidas. Todos os praticantes devem utilizar luvas de combate, sendo que o peso de cada uma obedece à categoria de peso em que o desportista se insere. As luvas devem apresentar o seu formato original, de modo a que os lutadores partam em igualdade de circunstâncias. Antes do início de cada combate, um membro da comissão do jogo inspecciona as luvas de cada atleta.

Existem algumas regras específicas no que diz respeito à indumentária de um lutador, nomeadamente, o que pode ou não utilizar. De acordo com o regulamento, podem ser utilizados apenas calções próprios do desporto, sendo que a sua cor depende do canto a que o lutador pertence no respetivo combate. Para garantir a segurança do atleta é necessário que cada lutador utilize proteção genital (conquilha) de aço para proteção genital. A utilização de cabelos longos e/ou barba é absolutamente proibida no oriente, já no ocidente existe um ténue consentimento em relação ao tema. Seguindo a tradição, um cordão sagrado conhecido como mongkon pode ser usado em torno da cabeça durante o ritual inicial, onde os desportistas homenageiam os mestres ancestrais do muay thai, assim como a própria arte e sua filosofia. Também podem ser utilizadas ligaduras elásticas nos braços, nos tornozelos ou nas pernas, contudo, não podem ser utilizados protetores nas canelas.46 A utilização de ligaduras elásticas nos tornozelos por forma a proteger os pés, é opcional ao atleta. É completamente proibida a utilização de qualquer tipo de jóias ou materiais metalizados. O uso de vaselina, gordura ou qualquer tipo de substância similar é proibido, uma vez que o lutador não deve ganhar qualquer vantagem desleal sobre o seu oponente. Quanto ao protector bucal, este deve ser usado em todos os combates, sendo pois inspecionado e aprovado pelo médico presente no evento. Se o protetor cair involuntariamente durante a competição, o árbitro deve pedir tempo, limpá-lo e reinseri-lo na boca do competidor que a perdeu, no primeiro momento oportuno, sem interferir na ação imediata. Qualquer tipo de infração ao código de vestimenta pode resultar na desqualificação de um lutador antes mesmo de o combate começar.


Fonte:  Wikipédia, a enciclopédia livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Muay_thai).